quinta-feira, dezembro 08, 2005

Editoriais de quinta, 8/12



[O resumo dos editoriais de quarta será publicado oportunamente]

O Haaretz comenta: "O primeiro-minsitro deve emitir hoje, com o consentimento do presidente, uma ordem para a dissolução da Knesset [Parlamento israelense]. Desde que se publicou a ordem, o governo tem sido 'de transição'. O objetivo do governo é o de 'manter' o Estado durante o período de mudanças até a eleição de um governo que tenha a confiança da Knesset. O governo de transição tem a função de gerenciar os assuntos do país para garantir uma continuidade administrativa durante os diversos meses do 'período de penumbra' - período que na Inglaterra, por exemplo, dura apenas três semanas. A realidade política atual, com a formação de um novo partido pelo primeiro-ministro, e com a rivalidade dentro de um mesmo partido entre os ministros de Defesa e da Fazenda, pode criar um grave obstáculo para o funcionamento do governo - cujos membros são coletivamente responsáveis por liderar o país... A situação político-constitucional sem precedentes que se vê tem exigido - antes de mais nada de Sharon - uma vigilância extra com relação aos interesses do país. Sharon não deve explorar seus poderes especiais durante esse período em favor de sua campanha eleitoral".

O Jerusalem Post escreve que "Como afirmou Talia Sasson a esse jornal em entrevista publicada na quarta, o único obstáculo para a prometida remoção dos postos ilegais é uma falta de vontade política. Tali é autora de um relatório oficial sobre a complicação legal que permitiu a criação de dezenas de psotos ilegais do exército. Por que ela diria isso? Porque desde a entrega do relatório, que foi autorizado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon, o governo não desmantelou nenhum posto ilegal... A indolência do governo quando se trata desses postos pode ser facilmente negligenciada quando enfrentamos ainda muito perigos mais imediatos. Mas como se explica outra promessa não cumprida que está literalmente ameaçando nossas vidas? Mais de quatro anos desde a decisão do governo de erguer a cerca de segurança e mais de dois anos desde que se prometeu concluir a construção até o final deste mês, apenas cerca de 40% da estrutura está de pé... O fato é que não existe momento inadequado para que o governo mantenha sua palavra e se atenha à lei. A verdade é que qualquer atraso só serve para minar a habilidade do governo de funcionar e manter a ordem que preserva qualquer sociedade. Nem mesmo medidas extraordinárias são exigidas".

O Yediot Acharonot sugere que a decisão de Tzahi Hanegbi [líder do Likud na Kneset que se uniu ao partido Kadima] de deixar o Likud "prova, de fato, quão grande é a crise no Likud". O jornal acredita que se trata de uma "crise ideológica aguda, que indica o abandono de um sonho de 80 anos, abrindo mão de ideais nacionais baseadas nas quais gerações foram criadas e pelas quais pessoas pagaram com suas vidas".

Em seu segundo editorial, o Yediot Acharonot, adverte sobre o perigo de se confiar demasiadamente em pesquisas de opinião pública anteriores às eleições.

Finalmente, o Hatzofeh exige penas severas para "negociantes sem escrúpulos que falsificam certificado de kashrut [leis alimentares judaicas] em produtos alimentares".

[Voltamos no domingo]

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Torno pública a minha tremenda gratidão por esta importantíssima iniciativa pessoal do Gabo em nos disponibilizar um resumo editorial israelense em português - algo que sempre busquei e finalmente poderei consultar todos os dias!

Será de tremenda utilidade para todos que se interessem pela temática israelense, apesar de creer que ainda falta uma certa divulgação!

Muito obrigado novamente

11:05 AM  
Blogger Gabriel Toueg said...

Arico, obrigado pela ajuda e pelas palavras. A idéia é ajudar o público que fala português a entender melhor o que rola por aqui e perceber que Israel é um país como qualquer outro. Sobre a divulgação, conto com a sua ajuda para espalhar a notícia! Sugestões são sempre bem-vindas, também!

2:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens pelo trabalho! É sempre bom poder algo sobre israel em portugues.

5:57 PM  

Postar um comentário

<< Home